ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

O Açude da Comara: Mortes, lendas e mistérios

Fotos: CG

Figura: CG

 

O açude da Comara é quase natural, em necessidades de se  fazer aterros na cidade de Tabatinga (AM), principalmente na Avenida da Amizade, foram retiradas terras de seu local aumentando sua proporção e profundidade, antigamente possuía casas ao seu redor, era povoado pelo bairro da Comara, e com a desocupação ficou um lugar misterioso.

 

O açude localiza-se rente à pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Tabatinga, entre a Vila Militar e o bairro da Comara. Depois de muito tempo desocupado abriram um bar que se chamava Palhoça do Açude em 2.004, que deixou de existir em 2.010 em virtude de muitos assaltos na área, e em 2.010 a INFRAERO fechou a área para banhistas construindo um muro protegendo o local.

 

Açude de águas verdes e espelhadas que refletem a mata e o céu de um modo especial, água por ser espelhada dificulta a sua visibilidade, uma paisagem amazônica, que até já serviu de capa para livro e que inspira mistérios na mente de quem começa a admirar, e que demonstra toda a beleza amazônica. Muitos tabatinguenses e fronteiriços cresceram tomando banho nesta água.

 

Houveram várias mortes no local. Houve época que morria dois por ano por causas desconhecidas, e vários assassinatos já aconteceram na estrada que passa ao redor do mesmo. Há relatos de pessoas que já viram uma cobra sucuri imensa dentro de suas águas, e outros quase confirmam que possui um imenso poraquê  nesse local, e supondo-se sendo este o causador das misteriosas mortes que assolam o lugar. O açude possui uma lenda onde diz que uma loira passeia na sua estrada e pede carona de quem passa fora de hora e depois que se senta no veículo desaparece sem deixar vestígios.

 

A estrada que vai para a Comara e que circunda o açude não possui iluminação, é perigosa de trafegar à noite, sendo que já houve vários acidentes e mortes por causa disso, principalmente aos domingos quando tem uma festa no bairro da Comara em que algumas pessoas dirigem alcoolizadas. À noite, principalmente nos dias de semana,  os moradores da Comara e indígenas do Umariaçu enfrentam a estrada cheia de mistério, sempre acompanhados, com medo e perigo de assaltos e assombrações para se dirigir à escola mais próxima chamada Escola Estadual " Duque de Caxias", que localiza-se na Vila Militar, sendo a escola mais próxima do lugar.

Postar um comentário

0 Comentários